Apesar das influências, alguns costumes permanecem e um exemplo disso é a praça que ainda se constitui em um importante local de lazer [...]. Nela ocorrem feiras de artesanato todos os sábados pela manhã, eventos com grupos artísticos e festas religiosas. Para as crianças há alguns brinquedos nos fins de semana, porém esse tipo de diversão é pago. Portanto, a praça é um ponto de encontro, servindo como um local de integração para a comunidade, de descanso e contemplação.

[...] As calçadas são estreitas com buracos e sobressaltos e isso não é um problema só nos bairros, mas também no centro da cidade, dificultando a passagem de pedestres, principalmente de deficientes físicos. Não há planejamento urbano, as ruas são estreitas, e também não há ciclovias, contando que grande parte da população de estudantes utilizam bicicletas. A especulação imobiliária na cidade [...], é muito grande, levando a um crescimento vertical, o que pode explicar a existência de poucos espaços públicos para o lazer.

Neste sentido, muitas vezes há dificuldades para a realização desses projetos, pois a prefeitura não colabora, não cede o transporte, fazendo com que a comunidade se mobilize com seus próprios recursos para que esses trabalhos se tornem viáveis. No meio rural, a igreja e a escola acabam se tornando o principal espaço de lazer para as crianças e para a comunidade.

GARCIA, Michele Ribeiro Marques. Espaços e formas de lazer entre crianças rurais: um estudo no município de Viçosa/MG. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/MG, 2013, Pg 65,68,69.

Considerando as situações acima citadas pela autora e levando em consideração a definição de barreiras para o lazer estudado em nossas aulas, avalie as afirmações abaixo.

I. Questões relacionadas à faixa etária, ao nível de instrução, ao nível econômico, ao gênero, à violência, entre outras, podem ser consideradas barreiras ao lazer.
II. Como o lazer é garantido na legislação brasileira para todos os cidadãos, hoje é possível afirmar que todos os grupos sociais no Brasil têm as mesmas condições de acesso aos espaços de lazer.
III. Ainda hoje há entraves que impossibilitam parte da população a vivências culturais e do lazer, sendo algumas vezes a própria mulher integrante dessa parte sem esse acesso, devido às questões socioculturais relacionadas a sua dupla jornada, à atuação profissional e às suas atividades de organização do lar, agravada ainda mais pelas condições econômicas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

por

1 Resposta

0 votos positivos 0 votos negativos

Resposta já Corrigida  Disciplina Recreação e Lazer   #Unicessumar

Alternativa 3: I e III, apenas.

por
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.