menu search
person

As brincadeiras infantis realizadas nas ruas (queimada, betes, futebol, pipa, bolinha de gude etc.) são cada vez mais raras, mais ainda, as festas populares que mobilizavam os bairros praticamente desapareceram. As praças raramente são ocupadas para atividades espontâneas de lazer. As que são ocupadas, em geral, possuem equipamentos específicos tais como quadras esportivas, pistas de skate e mesas para jogos.
BITTENCOURT GABRIEL, O. P. Recreação e Lazer. Maringá: UniCesumar, 2019.

Devemos considerar que para tratarmos de forma efetiva do lazer e da qualidade de vida, devemos levar em conta os espaços disponíveis para as vivências culturais, corporais e de socialização nas áreas urbanas. Com isso, analise as afirmativas a seguir.

I. A classe social, econômica e o gênero são considerados barreiras ao lazer, ainda mais quando temos como principal equipamento não-específico de lazer a nossa casa. Ambiente este que está saturado de obrigações domésticas, além de oferecer espaço muito limitado, resumindo nossas vivências ao consumo de programas de televisão e convivência virtual.

II. Diante do esforço em possibilitar o acesso da população a espaços de lazer nos grandes centros urbanos, e considerando a incapacidade de grandes investimentos, espaços que não foram construídos nem pensados para tais atividades ganham essa característica de forma parcial ou às vezes até total. Estes locais podem ser chamados de equipamentos não-específicos de lazer.

III. Há diversos aspectos interdependentes que podem ser considerados a respeito do acesso aos espaços de lazer. Um exemplo é a má distribuição populacional, que interfere no transporte urbano e também está relacionada aos problemas ambientais que envolvem pragas e a baixa qualidade do ar. Toda essa realidade exige a implementação de ações criativas na busca de uma solução.

IV. Nos dias de hoje, as discussões em torno dos espaços de lazer não fazem mais sentido, isso devido a solução encontrada na construção de shopping centers que propiciam essa vivência livre do ser humano, de se conhecer e explorar a natureza por meio das atrações que esses ambientes oferecem : com filmes sobre diferentes culturas, livrarias com diversas expressões sociais, além da culinária mundial que ali desfrutamos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III e IV.

Alternativa 2:
I, apenas.

Alternativa 3:
IV, apenas.

Alternativa 4:
II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III, apenas.

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

...