Os estudos que buscaram investigar a composição corporal humana tiveram início na segunda metade do século XIX. É notório afirmar que o excesso de gordura corporal pode trazer sérios riscos à saúde, sendo associado às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), como por exemplo: diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, dentre outros. Por outro lado, certa quantidade de gordura corporal é necessária para manutenção das funções fisiológicas do organismo humano. Em consonância com a unidade III do livro de Atividade Física e Qualidade de Vida, a composição corporal humana pode ser avaliada por meio de diferentes técnicas, sendo: método direto, indireto e duplamente indireto. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso: 

( ) Entre os métodos de campo para a avaliação da composição corporal, destacam-se as medidas da espessura das dobras cutâneas, bioimpedância elétrica e a dissecação de cadáveres.

 ( ) O DEXA estima o conteúdo mineral ósseo de gordura e massa magra do tecido mole, porém não é fidedigno, pois apresenta elevada radiação e resultados com moderada margem de erro.

 ​( ) A pletismografia e deslocamento de ar é um método densitométrico utilizado em laboratórios e clínicas especializadas que avalia e mede o volume corporal. É considerado um método acessível, porém a análise é muito longa, o que demanda várias horas de examinação. 

( ) A pesagem hidrostática é um método preciso e amplamente utilizado para avaliar a densidade corporal total, além de proporcionar a estimativa do volume corporal do avaliado a partir da água deslocada pelo volume do corpo. 

( ) Os métodos considerados indiretos são: pletismografia por deslocamento de ar, DEXA, pesagem hidrostática, dentre outros. Além disso, pode-se afirmar que o único método direto é a dissecação de cadáveres. Por fim, salienta-se ainda que entre os métodos duplamente indiretos, destaca-se a medida da espessura das dobras cutâneas, bioimpedância elétrica e mensuração das circunferências corporais, como por exemplo a cintura e quadril.
A sequência correta é:

por

1 Resposta

0 votos positivos 0 votos negativos

Resposta já Corrigida  Disciplina 

ATIVIDADE 01 - BEDU - ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA

Alternativa 1: F, F, F, V, V.

por
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.