menu search
person

O número de crianças e adultos obesos é cada vez maior. A Organização Mundial de Saúde considera a obesidade como um problema de saúde pública (uma pandemia) em todos os níveis socioeconômicos. Nesse sentido, a pandemia da obesidade vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Relativamente à população menos favorecida, como foi observado no documentário “muito além do peso”, com enfoque sobre as crianças, pode ser explicada pela falta de orientação alimentar adequada, atividade física reduzida e pelo consumo de alimentos muito calóricos. Tais alimentos são mais baratos e fazem parte de hábitos alimentares tradicionalmente incorporados. Adicionalmente, as crianças e adolescentes obesos também apresentam fatores de risco elevados, podendo apresentar hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, asma e outras comorbidades associadas. Por outro lado, a perda de peso corporal pode levar a cura de algumas comorbidades associadas. Todavia, em alguns casos, os efeitos negativos sobre a saúde global das pessoas em decorrência da obesidade e comorbidades associadas podem ser irreversíveis, por exemplo, a realização da cirurgia bariátrica que requer cuidados específicos para as pessoas operadas durante longos anos (Texto adaptado da Organização Mundial de Saúde, 2016).


AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (ACSM). American College of Sports Medicine position stand. Progression models in resistance training for healthy adults. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 41, n. 3, p. 687-708, 2009.


Como resultado, o texto apresenta uma reflexão sobre a epidemiologia da obesidade como problema de saúde pública, relacionando-o. À vista disso, ao considerar o documentário assistido “muito além do peso” e as informações apresentadas na unidade V do Livro Atividade Física e Qualidade de Vida assinale a alternativa correta.

Alternativas

Alternativa 1:
O texto retrata o padrão estético, pois o modelo de beleza determinante na sociedade moderna exterioriza corpos magros e atléticos.

Alternativa 2:
O texto discute o equilíbrio cognitivo da população, pois a obesidade impacta diretamente na autoestima das pessoas.

Alternativa 3:
O texto discute o preconceito contra as pessoas obesas que sofrem bullying no dia a dia.

Alternativa 4:
O texto aponta que a obesidade diminui o desempenho atlético.

Alternativa 5:
O texto aponta os problemas decorrentes da obesidade, dado que são observados sérios riscos à saúde e aumento das doenças crônicas não-transmissíveis.

1 Resposta

Resposta já Corrigida  Disciplina 

ATIVIDADE 01 - BEDU - ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA

O texto aponta os problemas decorrentes da obesidade, dado que são observados sérios riscos à saúde e aumento das doenças crônicas não-transmissíveis.

thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...