Um homem de meia idade (53 anos de idade), sedentário, obeso, propenso a apresentar riscos cardiovasculares irá começar um programa de atividade física. A principal reclamação do senhor é a ausência de energia para efetuar as atividades da vida diária (AVDs) e sua intenção é desenvolver o condicionamento físico. Entre outros objetivos, ele pretende ter energia para brincar com seu neto de 2,5 anos de idade. A única atividade física desenvolvida pelo senhor, há um ano, era jogar futebol society 2 vezes por semana. Considerado essa situação hipotética, assinale a alternativa correta. Lembre-se, a resposta deverá ser pautada, tendo em vista as informações apresentadas na unidade IV e V do livro Atividade Física e Qualidade de Vida.

 I- O senhor deverá, a priori, realizar uma avaliação clínica para identificar eventuais riscos à saúde, bem como apresentar a liberação médica para prática de atividade física supervisionada.

 II- O senhor precisará responder o questionário PAR-Q. Após o preenchimento do referido questionário, o senhor estará apto ou inapto para prática de atividade física supervisionada, uma vez que o PAR-Q pode substituir a consulta médica.

 III- Nessa circunstância, deve-se elaborar avaliações clínicas e funcionais para verificação da saúde cardiovascular e condicionamento físico do senhor, a fim de auxiliar a prescrição do treinamento. 

IV- O senhor deverá realizar apenas exercícios resistidos, pois nessa faixa etária as pessoas começam a perder gradativamente a massa magra, sendo esse processo conhecido como sarcopenia. É correto o que se afirma apenas em:

por

1 Resposta

0 votos positivos 0 votos negativos

Resposta já Corrigida  Disciplina 

ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA

Alternativa 1: I e III.

por
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.