Um dos elementos constituintes da Psicomotricidade é a Lateralidade. O desenvolvimento adequado da definição da lateralidade influi de forma decisiva em todas as aprendizagens manuais, inclusive, na escrita, influenciando, também, no aprendizado da leitura. Sobre este elemento psicomotor, leia as afirmativas:

 I - Lateralidade é a prevalência dominante de um dos lados do corpo, direito ou esquerdo, no que diz respeito à mão, pé, olho e ouvido. Essa dominância lateral é definida neurologicamente.

 II - Quanto mais a criança vivencia possibilidades com seu corpo, mais há chances de dominá-lo e de distinguir com clareza a sua dominância lateral.

 III - Uma das formas de ajudar a criança a definir a sua lateralidade é induzi-la a realizar os movimentos, preferencialmente, com o lado direito do corpo. 

IV - É necessário que o professor ofereça várias possibilidades de movimento em que a criança tenha de definir qual lado do corpo utilizar, a fim de ajudá-la a distinguir o seu lado dominante. Está correto apenas o que se afirma em:

por

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.