menu search
person

A dominância lateral é a capacidade de utilizar um lado do corpo com melhor desembaraço do que outro, significa que existe um predomínio motor, uma predominância de um dos lados do corpo. O desenvolvimento adequado da definição da lateralidade influi de forma decisiva em todas as aprendizagens manuais, inclusive na escrita, influenciando também no aprendizado da leitura, que exige uma orientação esquerdo-direita. Sobre a lateralidade (dominância lateral), leia as assertivas e assinale a alternativa correta.

I - Quando uma criança é forçada a definir um lado dominante pode apresentar prejuízos na coordenação motora e no processo de leitura e escrita.
II - Quanto mais a criança vivencia possibilidades com seu corpo, mais há chances de dominá-lo e de distinguir com clareza sua dominância lateral.
III - Uma das formas de ajudar a criança a definir sua lateralidade é induzir a realizar os movimentos, preferencialmente, com o lado direito do corpo.
IV - É necessário que o professor ofereça várias possibilidades de movimento em que a criança defina que lado do corpo utilizar para ajudá-la a distinguir seu lado dominante.

ALTERNATIVAS

Somente I e IV estão corretas.

Somente II e III estão corretas.


Somente I, II e IV estão corretas.

Somente II, III e IV estão corretas.

Todas estão corretas.

1 Resposta

Disciplina Já corrigida Desenvolvimento Psicomotor na Infância

Alternativa 3: I, II e IV apenas.

thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...