menu search
person

O consumismo pode ser entendido como uma ocorrência desastrosa para a sociedade humana, ocasionando uma cultura do modismo, do consumo desenfreado e do descartável. E as crianças não estão livres deste cenário, pois, na atualidade, se tornaram as principais vítimas do consumismo e, por consequência, os brinquedos e o impacto que tal teve na vida das crianças sofreram modificações, principalmente pela intensa necessidade consumista que a alimenta. Sobre este assunto, leia as afirmativas e considere V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A partir das transformações sociais, do desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias de informação e comunicação, verifica-se também a intensificação do uso de videogames e computadores que muitas vezes são utilizados de forma inadequada, ou seja, a criança passa muitas horas durante o dia na frente de computadores ou jogando videogames e, com isso, não se movimentam de forma a contribuir para o seu desenvolvimento saudável.

( ) Promover oficinas em que as crianças sejam desafiadas a confeccionar os próprios brinquedos é uma ação que favorece o combate ao consumismo. Neste caso, o professor pode propor a utilização de matéria-prima do meio (folhas, pedaços de madeira, materiais recicláveis etc.). Ao participar desta proposta de atividade, a criança também desenvolve a imaginação e a criatividade.

( ) É importante considerar a escolha dos brinquedos, ou seja, é fundamental oferecer brinquedos prontos e que são apresentados na mídia como os mais atuais e modernos, sobretudo, os brinquedos que apresentam vários recursos, como por exemplo, uma boneca que já vem com frases prontas. Este tipo de brinquedo chama a atenção das crianças e são aconselháveis, já que a criança não precisa criar e recriar, apenas apertar um botão para o brinquedo falar.

( ) A família e as instituições escolares devem recuperar as brincadeiras tradicionais como forma de perpetuar a cultura infantil, criando e recriando o encantamento do lúdico. Isso significa recuperar as brincadeiras transmitidas de geração a geração, pois expressam valores e diferentes concepções. A escola pode desenvolver projeto de brincadeiras tradicionais, envolvendo a participação da família.

A sequência correta é:
ALTERNATIVAS

V, F, V, F.

V, V, F, V.

F, V, V, F.

F, F, V, V.

F, V, V, V.

1 Resposta

Alternativa 1: V, V, F, V.

Disciplina Já corrigida Desenvolvimento Psicomotor na Infância

thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...