por

O artigo referenciado abaixo de Civinski, Montibeller e Braz (2011) apresenta uma excelente revisão bibliográfica sobre a importância do exercício físico no envelhecimento. Os sistemas esquelético, articular e muscular foram estudados em detalhes na disciplina de Anatomia Humana e, por isso, é importante a releitura dos seguintes trechos extraídos do referido artigo:

I. Artrose: É uma doença das articulações sinoviais e caracteriza-se pela perda focal da cartilagem e da resposta óssea reparadora. Dentre as afecções reumáticas, constitui a causa isolada mais importante de incapacidade locomotora.

II. Osteoporose: É uma doença osteometabólica localizada ou generalizada que se caracteriza por redução progressiva da massa/densidade óssea e modificações da arquitetura do tecido ósseo trabecular, resultando num estado de fragilidade óssea e aumentando assim os riscos de fraturas.

CIVINSKI, C.; MONTIBELLER, A.; BRAZ, A.L.O. A importância do exercício físico no envelhecimento. Revista da Unifebe (Online) 2011; 9(jan/jun):163-175.

Baseado em seus estudos sobre esta temática, responda as questões abaixo:

1. Sobre o assunto abordado no trecho I, relembre o conteúdo teórico e explique as principais características das articulações sinoviais.
2. Sobre o assunto abordado no trecho II, relembre o conteúdo teórico e explique o que o exercício físico pode fazer para minimizar a perda progressiva de massa/densidade óssea (osteoporose).

Para a realização dessa atividade faça a leitura do material didático e do artigo: “A importância do exercício físico no envelhecimento” disponível no Material da Disciplina. A atividade deverá ser desenvolvida, no máximo, em duas páginas.

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.
...