Segundo Spence (1991), o esqueleto humano é um endoesqueleto, pois se localiza entre os tecidos moles do corpo.

 É uma estrutura viva e capaz de se crescer, se adaptar e se reparar. 

Sobre este assunto, leia atentamente as afirmações que seguem e assinale a alternativa que contém apenas proposições verdadeiras. 

I. A intensa capacidade de crescer, se adaptar e se reparar que os ossos apresentam depende da atuação das células que o constituem. Pode-se dizer que os osteoblastos são as células ósseas responsáveis por reabsorver o tecido ósseo que precisa ser degradado a fim de possibilitar a renovação tecidual. 

II. A escápula, a clavícula e os ossos do quadril, embora estejam localizados no tronco, são classificados como pertencentes ao esqueleto apendicular uma vez que compõem o cíngulo dos membros superiores e inferiores.

 III. Enquanto o esqueleto das mãos é formado pelos ossos carpais e metacarpais, o esqueleto dos dedos é formado pelas falanges. Quanto à forma, os ossos carpais são classificados como ossos curtos e os ossos metacarpais e as falanges são classificados como longos.

 IV. O esqueleto do tronco é formado pelo osso esterno, pelas cartilagens costais, por 24 costelas e pelas vértebras cervicais e torácicas. 

V. Ainda em relação à classificação dos ossos quanto à forma, é correto afirmar que a patela é um sesamoide, o osso esterno é um osso irregular, a tíbia e a fíbula são ossos longos, e os ossos tarsais são pneumáticos.

por

1 Resposta

votos positivos votos negativos
Resposta: Alternativa 3: II e III, apenas.
por
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.