O sistema linfático é um sistema de drenagem que colabora com o sistema venoso 

para drenar a linfa dos tecidos para a circulação sanguínea. Este sistema é constituído pela linfa, vasos que a drenam, tecidos e órgãos linfoides. 

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R,; ARAÚJO, C. L. C. de. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Sobre o sistema linfático, assinale a alternativa correta: Alternativas 

Alternativa 1: Outros importantes órgãos linfoides são o baço, o timo, os nódulos linfáticos, as tonsilas e os rins. Em conjunto, produzem anticorpos e atuam protegendo o corpo de patógenos. 

Alternativa 2: Os linfonodos podem ficar intumescidos, infartados ou congestionados em casos de infecção, inflamação ou outra doença que altere o sistema imunológico. Esse fenômeno é chamado de linfangite. 

Alternativa 3: O sistema linfático pouco se relaciona à disseminação do câncer (metástase), uma vez que esta se dá ou por contiguidade (proximidade às células tumorais) ou por via sanguífera (também chamada de disseminação hematogênica). 

Alternativa 4: Ao contrário dos outros sistemas do corpo, o sistema linfático não é alterado em função do envelhecimento. Assim, pode-se dizer que a produção de células imunológicas pelo corpo é mantida em todo o decorrer da vida do indivíduo sem grandes alterações. 

Alternativa 5: Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os locais do corpo, sendo abundantes na pele e nas mucosas, mas ausentes nos dentes, ossos, medula óssea vermelha, sistema nervoso central, nos tecidos avasculares e nos músculos estriados esqueléticos.

por

1 Resposta

0 votos positivos 0 votos negativos

Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os locais do corpo, sendo abundantes na pele e nas mucosas, mas ausentes nos dentes, ossos, medula óssea vermelha, sistema nervoso central, nos tecidos avasculares e nos músculos estriados esqueléticos.

por
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.