menu search
person

uma vez que todos os outros sistemas do corpo estão sob seu comando. BARBOSA, Carmem Patrícia. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Maringá-PR; UniCesumar, 2018. Quanto ao sistema nervoso, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

 Alternativa 1: Enquanto os neurônios são responsáveis pelas sinapses, as células da glia desempenham funções gerais como proteção aos neurônios, nutrição e sustentação dos mesmos. Dentre elas, as células satélites e os oligodendrócitos estão localizados no sistema nervoso periférico. 

Alternativa 2: A dura-máter, a aracnoide-máter e a pia-máter envolvem tanto o encéfalo quanto a medula espinal. São membranas de tecido conjuntivo vascularizadas e inervadas dispostas entre a estrutura óssea e o tecido nervoso.

 Alternativa 3: Durante o desenvolvimento corporal, a medula espinal cresce mais do que as vértebras originando a cauda equina. Alternativa 

4: O sistema nervoso central é organizado apenas pelo encéfalo. 

Alternativa 5: O sistema nervoso tem origem a partir do mesoderma.

1 Resposta

O sistema nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, e em Sistema Nervoso Periférico, composto pelos nervos e gânglios nervosos.

A cauda equina, localizada naA segunda vértebra lombar, é formada pelo conjunto das raízes nervosas dos nervos espinhais que se estabelecem em volta do filamento terminal e do cone medular.

A dura-máter, a aracnoide-máter e a pia-máter são membranas de tecido conjuntivo que possuem a função de proteger o encéfalo e a medula espinhal ao envolvê-los, sendo altamente vascularizadas e inervadas pelo nervo meníngeo médio e nervus spinosus. 

Desta forma, a alternativa correta é a 2.

thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...