menu search
person

Uma análise sobre o desmatamento no Cerrado a partir de dados coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que, entre agosto de 2018 e julho de 2019, uma área de 933 km² foi destruída apenas no Mato Grosso. Deste total, a devastação ocorreu por meio de ações ilegais em 88% dos casos.

Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2020.

Considerando as informações apresentadas no texto disponível em nosso material de estudo, avalie as asserções a seguir.

I. O levantamento do Instituto Centro de Vida identificou que entre agosto de 2018 e julho de 2019 houve um aumento de 6% da área desmatada.
II. O desmatamento na região do Mato Grosso ocorre de forma ilegal e está concentrado em fazendas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
III. Considerado o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado ocupa cerca de 22% do território nacional e sua perda afeta diretamente a disponibilidade de água.
IV. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório que integra as informações ambientais sobre áreas de preservação de florestas e vegetação nativa.

É correto o que se afirma em:

1 Resposta

 correto o que se afirma em: II, III e IV.

Incorreta - I. O levantamento do Instituto Centro de Vida identificou que entre agosto de 2018 e julho de 2019 houve um aumento de 6% da área desmatada.

Entre agosto de 2018 e julho de 2019 houve uma diminuição de 6% da área desmatada.

Correta - II. O desmatamento na região do Mato Grosso ocorre de forma ilegal e está concentrado em fazendas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A maior parte do desmatamento ilegal identificado no Mato Grosso é proveniente de imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Correta - III. Considerado o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado ocupa cerca de 22% do território nacional e sua perda afeta diretamente a disponibilidade de água.

O Cerrado é considerado a “caixa d'água” do país, sendo localizado no centro do país, ele possui nove das doze bacias hidrográficas existente no Brasil. A sua perda afeta a disponibilidade de água, aumenta processos erosivos e prejudica a produção agropecuária.

Correta - IV. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório que integra as informações ambientais sobre áreas de preservação de florestas e vegetação nativa.

#Unicesumar

thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...