por

 nessa ordem​

1 Resposta

0 votos positivos 0 votos negativos
por

Os valores de x e y valem, nessa ordem, 3 e 4.

Para resolver essa questão, primeiro precisamos lembrar o que são grandezas e o que significa elas serem diretamente proporcionais entre si.

Uma grandeza pode ser definida como uma determinada característica de um objeto, pessoa ou circunstância, que é mensurada em relação a uma unidade de medida padrão. Por exemplo, observe na imagem que a grandeza comprimento possui a unidade "metro" reconhecida como padrão pelo Sistema Internacional de Unidades.

Ao tratarmos da proporcionalidade direta entre duas grandezas, estamos dizendo que à medida que uma grandeza aumenta, a outra também aumenta na mesma proporção.

Suponha que estejamos relacionando as grandezas massa e comprimento. É fato que sempre que aumentarmos o comprimento de um objeto, sua massa é aumentada proporcionalmente, ou seja, massa e comprimento são diretamente proporcionais e proporcionais a uma constante 'k'. Mas como calcular essa constante? Essa constante de proporcionalidade nada mais é que a razão entre duas grandezas.

No caso dessa questão, apesar de não trabalharmos especificamente com grandezas, o raciocínio será o mesmo, isto é, a constante k será a razão entre cada número com o seu respectivo proporcional.

k = x/2

k = 6/y

k = 27/18

Como a constante k é igual para os três casos, podemos igualar as frações.

27/18 = x/2 => x = 3

Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.
...