por

É a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos

É a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos, de sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera.

oceanógrafo pesquisa animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta, analisa e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro.

O que você pode fazer

Gerenciamento de recursos naturais: desenvolver e aplicar métodos de exploração e beneficiamento de recursos marinhos. Dirigir unidades de preservação ecológica. Atuar na conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas e na recuperação e manejo de ambientes degradados.

Limnologia: participar de projetos voltados para a conservação de diferentes ambientes de água doce, como riachos, rios e lagos.

Modelagem e previsões climáticas: construir e estudar modelos climáticos.

Modelagem oceânica: simular o movimento dos oceanos por meio de cálculos matemáticos que levam em conta as influências atmosféricas e climáticas.

Geoprocessamento oceânico ou oceanografia geológica: mapear o fundo dos oceanos por meio do processamento de imagens de satélite.

Oceanografia humana: estudar a interação entre as comunidades costeiras e sua relação com o mar.  

Preservação ambiental: elaborar laudos sobre o impacto causado por atividades humanas no ambiente marinho.  

Pesquisa: realizar estudos básicos e pesquisa aplicada em áreas da oceanografia, como biológica (biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas marinhos), física (correntes marítimas, marés e fenômenos climáticos), geológica (composição do solo marinho e fenômenos geofísicos), química (composição das águas e recuperação de ambientes aquáticos degradados).

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.
...