menu search
person

Suponha que Nicole é aluna do curso de educação física EAD da UniCesumar. Ela está participando da atividade do Fórum que compõe o seu ambiente virtual. 

O tema do Fórum está tratando sobre o condicionamento cardiorrespiratório. Nicole viu o seguinte comentário de um aluno chamado João na discussão do Fórum: “Nós precisamos incentivar treinamentos aeróbicos para os nossos futuros alunos pois esse tipo de treinamento melhora o condicionamento cardiorrespiratório e consequentemente o condicionamento cardiorrespiratório aumenta a hipertensão arterial, fortalece os músculos e os pulmões, o que faz com o que haja diminuição dos valores do consumo máximo de oxigênio. Além disso, por meio do consumo máximo de oxigênio, é possível avaliar outros parâmetros dos nossos alunos, como o limiar de lactato, que é um índice importante para a avaliação da capacidade aeróbia”.  

 BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2020.   

Como Nicole percebeu que uma parte do comentário do João esta incorreto, resolveu corrigi-lo. Assim, assinale a alternativa correta referente a resposta que Nicole deve dar para corrigir o comentário do João.    

Alternativas

 Alternativa 1: João, atente-se, pois, o consumo máximo de oxigênio melhora a pressão arterial. Além disso ele não diminui, mas sim aumenta quando treinamos nosso condicionamento cardiorrespiratório. Portanto, sugiro que você corrija seu comentário. 

 Alternativa 2: João, sugiro que você corrija seu comentário pois não é possível avaliar a capacidade aeróbia por meio do limiar de lactato.  

Alternativa 3: João, atente-se, pois o consumo máximo de oxigênio melhora a pressão arterial e fortalece os pulmões, mas não os músculos. Além disso ele não diminui, mas sim aumenta, quando treinamos nosso condicionamento cardiorrespiratório. Portanto, sugiro que você corrija seu comentário. 

 Alternativa 4: João, você cometeu apenas um erro. Não é limiar de lactato e sim limiar anaeróbico.

  Alternativa 5: João, atente-se, pois o consumo máx

1 Resposta

A alternativa 1) João, atente-se, pois, o consumo máximo de oxigênio melhora a pressão arterial. Além disso ele não diminui, mas sim aumenta quando treinamos nosso condicionamento cardiorrespiratório. Portanto, sugiro que você corrija seu comentário.

Quanto maior o VO2MAX, melhor é a pressão arterial e a aptidão aeróbica do individuo, o VO2MAX sempre aumenta enquanto o ser humano estiver praticando atividades e condicionando o corpo.

As corridas longas, exercícios que exigem maior capacidade cardiorrespiratória como a natação e o ciclismo são os ideias para melhor o VO2MAX.

Além disso, praticar atividades físicas aumenta a sensibilidade a insulina e diminui a produção de substâncias inflamatórias no corpo.
thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...