menu search
person

A potência muscular pode ser considerada como a capacidade que o organismo tem de exercer energia em um período de tempo. Essa valência física que é dependente da força muscular e necessária para a prática de vários esportes, podendo ser avaliada por diferentes testes e protocolos.   

BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019. 

  As informações acima citadas referem-se à potência muscular. Portanto, considere o seu material da disciplina e avalie as afirmações.   

I. A potência é dependente da força, da distância e do tempo e sua unidade é dada em watts (W).

 II. Um dos testes para se avaliar a potência pico é o teste de impulso vertical em plataforma de força.

 III. Um professor de Educação Física que deseja avaliar a potência muscular dos membros inferiores de seus alunos, deve aplicar o teste de arremesso de Medicine Ball, considerando que é um teste de fácil aplicação e baixo custo.  

 É correto o que se afirma em: 

Alternativas 

Alternativa 1: I, apenas. 

 Alternativa 2: II, apenas.  

Alternativa 3: III, apenas.  

Alternativa 4: I e II, apenas. 

 Alternativa 5: I e III, apenas.

2 Respostas

Resposta:O objetivo do presente estudo buscou comparar a potência muscular de membros inferiores de ciclistas e de corredores de rua a partir dos testes Squat Jump (SJ) e Counter Movement Jump (CMJ) com um aplicativo para iphone e do Sargent Jump Test (SJT). A amostra foi composta por 10 ciclistas e 10 corredores de rua, do sexo masculino, pertencentes a grupos não organizados. Os resultados demonstraram diferença significativa na potência de membros inferiores de corredores (SJ- 1160W, CMJ- 1257,7W e SJT- 1552,4 kgm/s) em relação aos ciclistas (SJ- 1103W, CMJ- 1133,3W e SJT- 1558,1 kgm/s) no CMJ (p=0,01). Concluiu-se que os corredores de rua obtiveram um melhor desempenho em relação a variável potência de membros inferiores nos testes SJ e CMJ, já no SJT houve uma vantagem não significativa para os ciclistas.
thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
Resposta:

alternativa 4

I e II, apenas.

Explicação:

pag 111 a resposta da I

pag 114 a resposta da II E III

O MEDICINE BALL É AVALIAÇÃO PRATICA DE MEMBROS SUPERIORES, E NÃO INFERIORES COMO DIZ A PERGUNTA
thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...