menu search
person

O desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje o importante é "dominar o desconhecimento", ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa.
A Importância Iniciação Científica para o Aluno de Graduação. Disponível em: < https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>.
Acesso em: 20 fev. 2019 (Adaptado).

Nesse sentido, a pesquisa de iniciação científica é fundamental para o aluno de graduação iniciar o primeiro contato com a pesquisa em âmbito acadêmico. Além disso, o mercado de trabalho valoriza o estudante que durante o curso superior busca aprofundar algum tema referente a sua área do conhecimento. Sendo, analise as afirmativas a seguir:

I – Apenas pessoas que pretendem fazer mestrado e doutorado podem realizar pesquisas de iniciação científica, visto que é necessário elaborar um projeto e apresenta-lo para uma banca de profissionais da área.
II – A iniciação científica é uma pesquisa disponibilizada para os alunos do primeiro ano da graduação, em que os resultados finais são entregues no final do curso. Por isso, não há necessidade de apresentar resultados parciais e participar de eventos para divulgar a pesquisa.
III – No Brasil a iniciação científica surgiu com objetivo de o aluno pensar além dos conteúdos que são ministrados em sala aula, para também fazer relação entre teoria e prática, e assim aprimorar os conhecimentos sobre a sua área de estudo.
IV – Receber uma bolsa de estudos é uma possibilidade que a iniciação científica proporciona ao aluno de graduação, no entanto, ele não pode estagiar, trabalhar ou receber bolsa de estudos de outros projetos.
V – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), são os maiores programas de apoio a pesquisa à alunos de graduação gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
III, IV e V, apenas.

Alternativa 4:
I, II, IV e V, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.

1 Resposta

Resposta correta é o Número 3: (III, IV e V)

thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...