menu search
person

Enquanto falantes nativos de português, não devemos pensar as manifestações reais de nossa língua materna pelas noções de certo e errado tradicionais, mas pelos conceitos de adequado e inadequado ao contexto, porque tais manifestações refletem o uso da língua nos mais diferentes contextos, sob as mais diversas intenções. Por exemplo, não se espera que um jovem junto a seus colegas, em uma lanchonete, diga: “Vamos ao shopping assistir a um filme”, mas se espera: “Vamos no shopping assistir um filme”. Igualmente, não seria adequado a um professor universitário dizer a seus alunos: “Pessoal, eu tô orgulhoso do cêis”. Ciente disso, classifique, conforme a legenda, o nível de linguagem usado em cada um dos cinco textos seguintes.

A - NÍVEL COLOQUIAL-POPULAR
B - NÍVEL FORMAL-CULTO
C - NÍVEL TÉCNICO OU PROFISSIONAL
D - NÍVEL ARTÍSTICO OU LITERÁRIO

1 Resposta

O nível de linguagem coloquial-popular engloba o vocabulário utilizado no cotidiano em nossas interações informais sem a devida preocupação com regras gramaticais. Gírias e neologismos são comuns neste tipo de linguagem.

Em contraste com a linguagem coloquial, o nível culto requer uma maior atenção às normas gramaticais, tanto na linguagem falada, quanto na escrita. Normalmente é utilizada em ambientes laborais, discursos, etc.

O nível técnico engloba a linguagem utilizada por determinados profissionais no exercício de sua profissão, enquanto a linguagem artística ou literária é utilizada por artistas e tem uma finalidade mais expressiva do que as demais.

Assim, a sequência correta é B-C-A-D.
thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...