O que evidencia que não são sistemas estáticos nem fechados. Esse processo decorre do uso real que os falantes fazem de sua língua, interferindo, inclusive, na estruturação das regras gramaticais de tal língua. Além de a sociedade ser formada por diferentes grupos sociais, com diferentes hábitos linguísticos e diferentes graus de escolarização, ainda há outros fatores que impulsionam as variações na língua. Sendo assim, analise os textos 1 e 2, classificando-os segundo os fatores que causam ou retratam a variação linguística expressa neles.

TEXTO 1
A macaxeira, muito consumida no Norte e no Nordeste, é chamada de aipim ou mandioca no Sudeste. A fruta “mexerica”, em algumas regiões, é conhecida como “bergamota”, em outras, como “tangerina”.

TEXTO 2
As mulheres, normalmente, usam palavras no diminutivo, exageram nos adjetivos, são mais polidas ao falar e se valem muito da linguagem simbólica. Quanto ao homens, estes tendem a usar mais gírias e palavras de baixo calão e, normalmente, são mais objetivos, construindo textos mais informativos.

Alternativa 1:
Fatores regionais e fatores contextuais, respectivamente.

Alternativa 2:
Fatores culturais e fatores regionais, respectivamente.

Alternativa 3:
Fatores contextuais e fatores históricos, respectivamente.

Alternativa 4:
Fatores culturais e fatores históricos, respectivamente.

Alternativa 5:
Fatores regionais e fatores naturais, respectivamente.

por

1 Resposta

0 votos positivos 0 votos negativos

Fatores regionais e fatores naturais, respectivamente.

por
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.