O conceito de gramática é variável. O teórico Sírio Possenti, no livro Por que (não) ensinar gramática na sala de aula (1996), explica três. O primeiro conceito explicado, o da gramática normativa, pressupõe que a gramática seja um conjunto de normas e regras que devem ser seguidas; caracteriza-se por ser prescritiva e parte da premissa de "como deve ser a língua". O segundo conceito de gramática, gramática descritiva, enfoca a estrutura de leis que regem a realização do falante, ou seja, estuda como o falante realiza a língua independente do "certo e do errado". E o terceito conceito refere-se à gramática internalizada, isto é, aquela que o falante aprendeu e usa em suas realizações linguísticas. Assim sendo, leia os textos 1, 2 e 3, analise as alternativas que os seguem e assinale a alternativa falsa.

TEXTO 1

Fonte: Disponível em: http://www.todaletra.com.br/wp-content/uploads/2012/11/arte-erros.jpg Acesso em 6 jul. 2016.

TEXTO 2

Fonte: Disponível em: http://migre.me/vM0Xv. Acesso em 6 jul. 2016.

TEXTO 3

Fonte: Disponível em: http://veredasdalingua. Acesso em 6 jul. 2016.


Alternativa 1: A realização linguística do texto 2 não seria errada, se analisada sob o enfoque da gramática descritiva.

Alternativa 2: Segundo a teoria da gramática normativa, os textos 1 e 2 trazem usos linguísticos errados. O texto 3 também traz, contudo, por tratar-se de texto artístico, a linguagem que foge da norma padrão é justificada, por ser intencional e causar o riso pretendido pelo gênero "piada".

Alternativa 3: Sob o enfoque da gramática descritiva, os textos 2 e 3 trazem eventos linguísticos recorrentes a certas variantes da língua. Exemplos: nois, bicicreta, pobrema. Portanto, tais realizações não são consideradas erros.
Alternativa 4: O texto 1, do jeito que está construído, não exemplifica a gramática internalizada.
Alternativa 5: A gramática internalizada do sujeito que escreveu o texto 2 mostra que ele é analfabeto.

por

Sua resposta

Seu nome (opcional):
Privacidade: Seu email será usado apenas para enviar estas notificações.
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.