menu search
person

Como toda modalidade esportiva, o voleibol possui regras universais, as quais direcionam o jogo e orientam as ações técnicas, táticas, bem como norteiam as funções dos jogadores na quadra. Vale lembrar que os fundamentos do Voleibol também possuem algumas orientações presentes nas regras oficiais.


CARUZZO, Nayara Malheiros; VIEIRA, Suelen Vicente; XAVIER, Robson Florentino. Esportes coletivos: voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.


Considerando o fragmento acima e as regras oficiais do voleibol, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

I – Uma partida de voleibol pode ser disputada em quadras abertas e fechadas, desde que cada equipe esteja composta por seis jogadores cada, os quais precisam estar dentro de quadra para a partida iniciar.
II – As partidas podem ter cinco sets, porém vale ressaltar que a maior parte dos eventos escolares ou jogos de categorias menores, o jogo será em uma partida “melhor de 3 sets”, ou seja, a equipe que vencer dois sets é a vencedora.
III – Lembra-se que é proibido ao líbero efetuar o ataque, bem como levantar utilizando-se de toque dentro da linha de ataque. Uma das características principais do líbero é ter habilidade para conduzir a bola em boas condições para o levantador.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

1 Resposta

V,V,V

Explicação:

Líbero -  características de atuação são jogar somente no fundo da quadra (posições 1, 5 e 6) no lugar de um dos jogadores de fundo, e é especializado nos fundamentos de recepção e defesa: as limitações de seu jogo o impedem de desenvolver todos os outros fundamentos, exceto levantamento em suspensão. Portanto:

Não pode sacar;

não pode concluir uma ação de ataque (de nenhuma parte da quadra)
thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...