menu search
person

O brincar em seu significado tem muitas leituras. Umas delas traz à tona a necessidade de adjetivar o brincar, como se dizer apenas brincadeira tivesse pouco significado. A crítica relacionada às adjetivações das brincadeiras deve ser alvo de reflexão em relação ao próprio sentido do brincar como forma de expressão humana. Utilizá-las de forma corrente, precede uma reflexão anterior que implica diversos pontos. Dente algumas adjetivações, podemos encontrar: brincadeira pedagógica, brincadeira recreativa, brincadeiras livres, brincadeiras dirigidas e brincar pelo brincar (DEBORTOLI, 2004).DEBORTOLI, J. A. O. Brincadeira. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 19-24.

Sobre as adjetivações comuns que levam à compreensões distintas, analise as afirmativas abaixo:

I. As brincadeiras livres deduzem que as crianças não precisam da interferência de adultos para brincar.
II. As brincadeiras dirigidas teriam por objetivo ensinar a brincadeira à criança, mas não necessariamente o de brincar.
III. O brincar pelo brincar está relacionado a uma ideia de relaxamento, prazer, distensão e autonomia individual da criança.
IV. As brincadeiras recreativas estão relacionadas a uma ideia funcional de ocupação do tempo ou recuperação/desgaste de energias acumuladas.
V. A brincadeira pedagógica leva à ideia de brincadeiras desenvolvidas com as crianças, visando a ensinar algum conteúdo escolar que não é interessante para elas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III, IV e V.

Alternativa 2:
I e II apenas.

Alternativa 3:
I, II e IV apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV apenas.

Alternativa 5:
I, III e IV apenas.

1 Resposta

 A Alternativa correta é a Alternativa 1.  A prática de brincadeiras é bastante importante para o desenvolvimento das crianças.  As brincadeiras são práticas muito importantes as quais os infantes praticam sua criatividade, coordenação motora e sua sociabilidade o que é bastante desejado.

 Consequentemente, o desenvolvimento social é muito importante de acontecer com base na sociabilidade, que é desenvolvida a partir da infância através das brincadeiras.

thumb_up_alt 0 votos positivos thumb_down_alt 0 votos negativos
...