Em jogos de alto nível, o mergulho é um dos recursos defensivos utilizado pelos atletas de Voleibol em defesas mais longas que não permitem a defesa em pé. Essa habilidade é mais uma técnica defensiva, utilizada para defender bolas, cujo ângulo de trajetória, muito rasamente, só permite ao atleta defender mergulhando em sua direção. A partir do que foi trabalhado na disciplina sobre o ensino da técnica do mergulho no Voleibol, analise as afirmações abaixo.


CARUZZO, Nayara Malheiros; XAVIER, Robson Florentino; VIEIRA, Suelen Vicente. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2016.

I. O professor precisa enfatizar que, para a execução do mergulho, após um deslocamento, o jogador deve se apoiar sobre uma perna, a qual precisa estar com o joelho semiflexionado, para então “mergulhar” em direção a bola.


II. Acidentes podem acontecer durante a aprendizagem do mergulho. Por isso, é importante que o professor ensine que, antes de amortecer a queda, logo após tocar a bola, o aprendiz deve estender os joelhos e abaixar o queixo, evitando o choque no solo.


III. O “peixinho” é uma técnica muito semelhante ao mergulho. No entanto, sua diferença está na execução do movimento, pois apresenta um ângulo de queda menos acentuado que no mergulho, o que propicia o deslize do corpo no solo sobre o abdômen e não sobre o peito.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I.

Alternativa 2:

II.

Alternativa 3:

I e III.

Alternativa 4:

II e III.

Alternativa 5:

I, II e III.

por

1 Resposta

0 votos positivos 0 votos negativos

Resposta Corrigida #Unicessumar 

Alternativa 3: I e III apenas.

por
Seja Bem vindo a Tirando Dúvidas, Perguntas e respostas, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.